Medicina Ocupacional

 A pressão da modernidade representada pela infinita busca da tecnologia, que já trouxe fabulosos benefícios para todos nós, passou a atingir os trabalhadores gerando, muitas vezes, conseqüências para sua saúde física e mental. Atualmente, o conceito de acidente de trabalho já tem sido compreendido por um maior número de pessoas que já identificam as doenças profissionais como conseqüência de acidentes do trabalho. Contudo, o setor de segurança e saúde no trabalho tornou-se multidisciplinar e apesar de ter como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais, tem como objetivo também a avaliação, preservação da saúde e vida do colaborador. 

 Qualquer empresa que queira realmente melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores deve estar disposta a ouvir sua equipe, dar possibilidade do indivíduo expor suas súplicas, fortalecendo desta forma uma relação de trabalho confiável e saudável. Após abrir este importante canal de comunicação, a empresa deverá fazer um levantamento criterioso dos problemas que acometem a equipe como um todo, visualizando sua real existência e verificando suas incidências. Uma vez realizado este reconhecimento da saúde geral dos trabalhadores, devem-se levantar os problemas mais comuns e fazer um estudo individualizado para descobrir de que forma estão ou não relacionados às rotinas de trabalho de cada um, sendo importante nesta fase o auxílio de profissionais preparados para esta compreensão.
 
 A forma mais fácil de conhecer a saúde física e mental de seus colaboradores é ter uma gestão completa e efetiva de exames; tantos ASO´s - Atestados de Saúde Ocupacional (Admissionais, Demissionais, Retorno ao Trabalho, Periódicos e Mudanças de Função) quanto exames complementares (Hemograma Completo, Urina, Fezes, Raio-x, entre outros...). Exames estes que estão indicados no PCMSO pelo médico do Trabalho responsável.